segunda-feira, 1 de março de 2010

BRILHE A VOSSA LUZ

Um amigo contou-me que fora visitar um farol e dissera ao faroleiro: - 0 senhor não se apavora de viver aqui? É terrível este lugar para se permanecer nele!
- Não - respondeu o faroleiro. Não tenho medo. Aqui nunca pensamos em nós mesmos.
- Como é isto!? Nunca pensam em si mesmos!?
- Nós sabemos que estamos perfeitamente seguros e cuidamos de ter as nossas lâmpadas brilhando e nossos refletores bem limpos, de modo que aqueles que se achar em perigo, possam ser salvos.
Isto é o que os cristãos devem fazer. Eles estão salvos numa casa construída sobre a rocha, que não poderá ser abalada pelas tempestades mais tremendas, e num espírito do mais santo altruísmo devem fazer brilhar sua luz através das trevas do pecado, a fim de que os que se acham em perigo possam alcançar as praias bonançosas de salvação. (Coletânea de Ilustraçoes).
(Sword e Trowvell)

Pelo fruto se conhece a árvore
“Os frutos refletem o que está em nosso interior” (Jo 15)

As videiras crescem em toda a Palestina. Todo ano, os agricultores podam os ramos para que as árvores produzam frutos de alta qualidade. O ramo que não dá fruto é considerado inútil e as videiras improdutivas são radicalmente cortadas. Os galhos cortados são destruídos, pois, não servem para nada. O antigo testamento representa Israel como a videira de Deus. Por isso ela se tornou um símbolo da nação de Israel. Jesus afirmou que Ele era a videira verdadeira, usando a planta e seus ramos como uma analogia para mostrar que o cristão deve permanecer nele. Os ramos não possuem nenhuma fonte de vida em si mesmos, mas recebem a vida da videira.

Quando estamos na posição de ramos vemos que passamos por estágios como qualquer outro ser vivo, muitas vezes por metamorfoses. Passamos por ventos que derrubam nossas maravilhosas folhas, passamos por secas, tempestades. Somos podados pelas mãos do agricultor. Mas ainda assim, devemos permanecer junto à videira que representa o nosso Deus. Ainda que tudo venha a doer muito, podemos confiar e descansar na sombra de suas asas. Ele cuida de nós, nos ama como nenhuma outra pessoa amará, mas, temos o livre arbítrio de querermos permanecer nele ou confiar no nosso próprio braço e força.

Nosso íntimo passa por diversas mudanças, quantos sentimentos, emoções, tristezas e alegrias, estão escondidas dentro de nós, pois somos como os galhos que estão expostos, as coisas do íntimo refletem no exterior, por mais fácil que seja disfarçarmos uma situação, um conflito.


Chegará um instante que o seu exterior refletirá o que está em seu íntimo, trazendo para a luz a real necessidade do seu coração, sua real situação. O tempo pode passar, mas a Palavra de Deus nos diz: “[...] pelo fruto se conhece a árvore [...]” (Mt 12.33-37), não se preocupe se começar vir à tona suas reais necessidades, suas emoções tão tenebrosas, suas motivações que o fazem conquistar tantos objetivos em sua vida.

PS. No Sermão do Monte Jesus encerra seu discurso afirmando que somente os sábio, ou prudentes é que tem o cuidado de tomar essa atitude de construir sua fé e vida sobre fundamentos sólidos, que são os princípios eternos da Palavar de Deus. E então dessa forma pruduzir os frutos da nova natureza que recebeu através da sua identificação na morte e juntamente com Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário