segunda-feira, 29 de março de 2010

A BEM AVENTURANÇAS XI

(Fome e sêde de justiça)
Mt 5:6 “Bem-aventurados os que tem fome e sede de justiça, porque serão fartos”

Esse é o único caminho para a verdadeira paz. A maior necessidade do mundo hoje é um maior número de cristãos verdadeiros. Pois o profeta Isaías afirma que a paz só e possivem quando há a justiça “O efeito da justiça será paz, e o fruto da justiça, repouso e segurança, para sempre.” (Is 32:17)

Temos que descobrir o signifcado do termo “justiça”, utilizado nesta bem-aventurança. Lembremos que as bem-aventuranças são as características dos verdadeiros crentes. E que essa declaração se encontra dentro da sequência lógica com as afirmações anteriores: “pobres de espírito”, “choram” e “mansos”. Nesta passagem bíblica encontramos resposta por que negar-se, por que chorar e para que ser manso. E é uma questão para aplicar-se a si mesmo, quanto a nossa profissão de fé.

O que esta´ envolvido nessa “justiça”? Não é a retidão moral como justiça entre nações, fidelidade nos contratos, necessidade de manter a palavra, ser integro nos negócios, lealdade em negociações ou tudo que peretençe a moralidade social. Essa é a moralidade ensinada pelos antigos filósofos gregos, e até certo ponte é boa. O Evangelho cristão não para nesse ponto, seu conceito de retidão é muito mais profundo e pessoal. A retidão nas bem-aventuranças, ligadas ás tres primeiras fala de santificação interior.

Ter fome e sede de justiça significa:
a. O desejo profundo de estar bem com Deus, para isso anela por ser livre do pecado, pois o pecado nos separa da comunhão com Deus. Que também é o anseio de estar livre do domínio do pecado, pois esse cristão já entendeu que o mundo que vive é controlado pelo pecado e Satanás, “nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência;”(Ef 2.2).

b. Mais profundo ainda esta fome e sede de justiça indica o anelo por ver-se livre do próprio desejo de pecar. Porque mesmo depois de regenerado ele descobre que ainda encontra dentro de si este desejo, mesmo despois de ver que está errado, ainda o quer. Por outra parte esse cristão deseja não apenas ver-se redimido de atos externos, mas também do desejo de pecar desde o sei prórpio íntimo.

c. O homem que tem fome e sede de justiça não deixa de ser também o desejo de ser santo. É a capacidade de viver como exemplo do as bem-aventuranças diariamente, istoé, exibir o frutos do Espírito em cada uma de suas ações. Ou então manifestar o Novo Homem, criado em Cristo Jesus. Este é o anelo de parecer-se com o próprio Senhor Jesus Cristo, como Ele é retratado nos Evangelhos: sua obediência ao Pai, à santa Lei de Deus, em suas reações como as pessoas, com seus adversários, sua gentileza, sua compaixão, sua natureza sensível. Este é o retrato do Senhor, e o supremo desejo do que tem fome e sede de justiça é assemelhar-se a Cristo.

d. Essa fome e sede de justiça também significa que temos conciência das nossa deseperadora necessidade, que é manifestada pelo profeta – “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR;” (Os 6.3a). “Fome” sede e “justiça” não são sensações passageiras. Fome e profunda e forte, se não for satisfeita doi e provoca sofrimento e agonia. O salmista sintetizou tudo isto em uma sentença – “Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus?” (Sl 42.1-2).

A promessa para quem tem sede e fome de justiça é que “serão fartos”, receberam aquilo que desejam, então serão satisfeitos – “Felizes, felizes, bem-aventurados, dignos de louvor são aqueles que tem sede e fome de justiça.

Como isso tudo acontece?
Imediatamente, graças a Deus, quando somos justificados. Devido à retidão de Cristo é removida a barreira do pecado e da culpa. Porque cremos e acitamos o sacrifício de Jesus Cristo na cruz, fomos perdoado e Deus olha para nós através da justiça e retidão de seu Cordeiro perfeito. Por isso estamos plenos da Justiça de Deus, e então Ele nos sacia com sua presença e provisão e sua bençâo.

O cristão que tem fome e sede de justiça é alguém que ao mesmo tempo em que tem fome e sede, também está satisfeito. Entrtanto quanto mais se satisfaz tanto mais tem fome e sede. Essa é a bem-aventurança da vida cristã. Ela continua pois recebe constantemente graça sobre graça – “Porque todos nós temos recebido da sua plenitude e graça sobre graça” (Jo 1.16).

Você já se sente satisfeito?
Você está sendo abençoado neste sentido?
Você sente fome e sede?
Douglas Bataglião,03/02/2010(baseado-Estudos no Sermão do Monte,Martyn Lloyd Jones)

Nenhum comentário:

Postar um comentário