quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

A BEM AVENTURANÇAS V

Mt 5:3 “Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;”
5.10 “Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.”
5.11“ Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós.”

Inicilamente temos que afirmar que na verdade, o crente e o incrédulo pertencem a reinos diferentes.

Podemos observar que a primeira e a última bem-aventurança prometem a mesma recompensa – “porque deles é o reino dos céus”.

Que significa isso?
Os crentes não são diferentes dos incrédulos somente por causa da nova natureza, mas também são pessoas que vivem em dois reinos diferentes. Ele está no nundo, mas não pertence a ele. Jesus diz - “Eu lhes tenho dado a tua palavra, e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como também eu não sou. Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal. Eles não são do mundo, como também eu não sou.” (Jo 17.14-16)

O que Mateus quer dizer com “reino dos céus”?
Somente Mateus usa esta expressão. Muitos estudiosos pensam que era porque Mateus escrevia primariamente para judeus, e o seu objetivo talvez tenha sido o de corrigir as ideias judaicas erradas sobre o reino de Deus, que era entendido por eles como um reino social, político ou terreno. E Jesus veio trazer a visão verdadeira do que é reino dos céus, como um reino de natureza essencialmente espiritual, não deste mundo.

Em que consiste este reino?
1.em “governo”, onde está a esfera do reinado de Cristo, que podemos definir em três ângulos.
a. Como todo o lugar onde Cristo se encontrasse – “Se, porém, eu expulso demônios pelo Espírito de Deus, certamente é chegado o reino de Deus sobre vós.”(Mt 12.28).
b. O reino de Deus está presente em todos que são verdadeiros seguidores de Cristo, vejamos os versos: Lc 17.21, onde Jesus declara que o reino de Deus está dentro do que foi regenerado “Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós”. Que este é o reino para onde fomos levados por Cristo, quando nos inclui no sua morte e ressureição - “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor,” (Cl 1.13), e que, agora, nossa cidadania está no céu – “Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,”(Fl 3.20). Ilustração - Depoimento verídico! Um jovem cumpriu o seu dever prestando serviço ao exército e era ridicularizado por ser cristão. Um dia, o seu superior a fim de querer humilhá-lo na frente do pelotão lhe pregou uma peça...
- Soldado Coelho, venha até aqui! - Pois não Senhor.
- Segure essa chave. Agora vá até aquele jipe e o estacione ali na frente.
- Mas senhor, o senhor sabe perfeitamente que eu não sei dirigir.
- Soldado Coelho, eu não lhe perguntei nada. Vá até o jipe e faça o que eu lhe ordenei...
- Mas senhor, eu não sei dirigir!
- Então peça ajuda ao seu Deus. Mostre-nos que Ele existe.
O soldado não temendo, pegou a chave das mãos do seu superior e foi até o veículo. Entrou, sentou-se no banco do motorista e imediatamente começou sua oração.
"Senhor, tu sabes que eu não sei dirigir. Guie as minhas mãos e mostre a essas pessoas a sua fidelidade. Eu confio em Ti e sei que podes me ajudar. Amém"
O garoto, manobrou o veículo e estacionou perfeitamente como queria o seu superior.
Ao sair do veículo, viu todo o pelotão chorando e alguns de joelhos...
- O que houve gente? - perguntou o soldado.
- Nós queremos o teu Deus ,Coelho. Como fazemos para tê-lo? - respondeu o superior.
- Basta aceitá-lo como seu Senhor e Salvador. Mas porquê todos decidiram aceitar o meu Deus?
O superior pegou o soldado pela gola da camisa, caminhou com ele até o jipe enxugando suas lágrimas. Chegando lá, levantou o capô do veículo e o mesmo não tinha nem motor!
DEUS CUIDA DOS SEUS E NÃO PERMITE QUE NINGUÉM NOS HUMILHE.
SEJA VOCÊ TAMBÉM UMA SEMENTE DE JESUS E VOCÊ SEMPRE COLHERÁ O BEM !!!!
c. E que o governo definitivo ainda está para completar-se com a segunda vinda de Jesus Cristo à terra, quando os reinos deste mundo haverão de tornar-se “…de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos.” (Ap 11.15). Quando teremos seu aspecto físico implantado - “Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça.” (2P2 3.13), e tudo estará definitivamente sob o governo de Cristo – “para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.” (Fl 2.10-11).

Se no Sermão do Monte Jesus descreve que essa é a descrição do crente, perceba com é diferente do incrédulo. E façamos a seguintes indagações:
 Já fazemos parte deste reino?
 Estamos sendo governados por Cristo?
 Ele já é nosso Rei e Senhor?
 Estamos manifestando as qualidades do Sermão do Monte?
- Somos felizes?
- Já estamos fartos?
- Obtivemos paz?
- O coração está limpo?
- Estamos exercendo misericórdia?
- Como vai nossa atitude mansa?
- Estamos sendo pacificadores?

O único homem realmente feliz é aquele que manifesta essas características, por ser deveras abençoado. Cada um examime a si mesmo.

Douglas Bataglião, 07/02/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário