segunda-feira, 15 de março de 2010

A BEM AVENTURANÇAS VIII

Mt 5:3; Lc 1.46-56
“Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;

1. QUEM SÃO OS POBRES?
Introdução – Theodore Roosevelt, futuro presidente dos EUA descreve que um uma viagem à Itália – “Contratamos um mendigo para manter os outros afastado de nós. Estavamos nos divertindo. Papai trouxe duas cestas de bolo… Nós jogávamos pedaços de bolo os alimentava como se fossem galinhas. Comp “golpe de miséricórdia” atiramos uma grande quantidade em um mesmos lugar e testemunhamos um amontoado de seres humanso. Fizemos coma multidão gritasse tres vivas aos EUA antes que lhes atirássemos mais bolos”
Quem eram os pobres naquela situação?

2. ADMITINDO NOSSA NECESSIDADE. (Ap 3.14-22) - “Ao anjo da igreja em
Laodicéia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca; pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu. Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas. Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te. Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo. Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” Tanto as Escrituras, quanto a nossa experiência confirmam um princípio fundamental – precisamos admitir nossa necessidade antes que Jesus possa nos socorrer, este texto nos ajuda a despir-nos de nossa hipocrisia.

3. ENXERGANDO NOSSA CEGUEIRA – João 9 - “39 Prosseguiu Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem se tornem cegos. 40 Alguns dentre os fariseus que estavam perto dele perguntaram-lhe: Acaso, também nós somos cegos? 41 Respondeu-lhes Jesus: Se fôsseis cegos, não teríeis pecado algum; mas, porque agora dizeis: Nós vemos, subsiste o vosso pecado.”
As pesoas possuem dificuldade em compreender a realidade espiritual, chegam a negar a sua existência. João os ajuda a abrir os olhos para vermos o que frequêntemente falhamos em ver.

4. BUSCANDO A MISERICÓRDIA DE DEUS – Lc 15.11-32 – geralamente imaginamos nosso Pai celestial como alguém irritado, com uma palmatória pronta para usar cada vez que pecamos. a parábola nos mostra um Pai diferente, misericordioso e perdoador.

5. QUANDO OS POBRES TORNAM-SE REIS – Isaías 65.17-25 – “Pois eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, jamais haverá memória delas. Mas vós folgareis e exultareis perpetuamente no que eu crio; porque eis que crio para Jerusalém alegria e para o seu povo, regozijo.E exultarei por causa de Jerusalém e me alegrarei no meu povo, e nunca mais se ouvirá nela nem voz de choro nem de clamor. Não haverá mais nela criança para viver poucos dias, nem velho que não cumpra os seus; porque morrer aos cem anos é morrer ainda jovem, e quem pecar só aos cem anos será amaldiçoado. Eles edificarão casas e nelas habitarão; plantarão vinhas e comerão o seu fruto. Não edificarão para que outros habitem; não plantarão para que outros comam; porque a longevidade do meu povo será como a da árvore, e os meus eleitos desfrutarão de todo as obras das suas próprias mãos. Não trabalharão debalde, nem terão filhos para a calamidade, porque são a posteridade bendita do SENHOR, e os seus filhos estarão com eles. E será que, antes que clamem, eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei. O lobo e o cordeiro pastarão juntos, e o leão comerá palha como o boi; pó será a comida da serpente. Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o SENHOR.”
Sem perceber as pessoas geralmente tentam satisfazer necessidades espirituais através de formas materiais. Tentam preencher o vazio em seus corações sem Deus, com alimento, entrtenimento, compras, viagens casamentos, etc.

Quais as necessidades mais profundas você deseja preencher?

Só depois de Jesus você poderá realizar-se com ou sem elas. Por isso Ele declara que os bem-aventurados, são os vazios de si mesmos e cheios do Espírito de Deus. “Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, fitou os olhos no céu e viu a glória de Deus e Jesus, que estava à sua direita, e disse: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, em pé à destra de Deus. Eles, porém, clamando em alta voz, taparam os ouvidos e, unânimes, arremeteram contra ele. E, lançando-o fora da cidade, o apedrejaram. As testemunhas deixaram suas vestes aos pés de um jovem chamado Saulo. E apedrejavam Estêvão, que invocava e dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito! Então, ajoelhando-se, clamou em alta voz: Senhor, não lhes imputes este pecado! Com estas palavras, adormeceu.” (Atos 7.55-60)
Douglas Bataglião(adaptado de Jack Kuhatscheck )

Nenhum comentário:

Postar um comentário