terça-feira, 5 de janeiro de 2010

SOMOS PEREGRINOS NESTA TERRA

“Despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda sorte de maledicências, 2 desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação, 3 se é que já tendes a experiência de que o Senhor é bondoso. 4 Chegando-vos para ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, 5 também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo. 6 Pois isso está na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado. 7 Para vós outros, portanto, os que credes, é a preciosidade; mas, para os descrentes, A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular 8 e: Pedra de tropeço e rocha de ofensa. São estes os que tropeçam na palavra, sendo desobedientes, para o que também foram postos. 9 Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; 10 vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia. 11 Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma, 12 mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós outros como de malfeitores, observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação." (1Pedro 2.1-12)

Vamos centralizar a mensagem no verso 11.

1. Amados, exorto-vos, Característica do apóstolo, amor e cuidado.
aborda os santos sob esta denominação carinhosa , "bem-amado", para expressar seu grande amor a eles, e para mostrar que o que ele estava prestes a exortá-los, cheio de afeto sincero e caloroso para eles, e foi com vista ao seu verdadeiro bem,

Não foi uma ordem de forma autoritária, como ele poderia ter feito, como apóstolo, mas como um amigo, ele implora e suplica-lhes:

2. “como a peregrinos” e, não em um sentido literal, embora estivessem em um país estrangeiro, numa terra estranha, e estrangeiros lá,
mas em um sentido místico e espiritual, pois eles eram "estranhos", não a Deus
mas para o mundo, os homens da mesma, e as coisas nele, e não estar em conformidade com elas;
de se abster de toda aparência do mal,
não ter comunhão com as obras infrutuosas das trevas, mas negar a impiedade e as paixões mundanas,
e eles eram "peregrinos",
cuja vida e procedimento é Cristo e a sua justiça,
cujo alimento é Cristo ea sua plenitude;
cuja esperança é Cristo e as promessas;
cuja guia é o bendito Espírito,

3. O lugar ao o qual eles estão vinculados é o paraíso, o melhor lugar, onde é a casa do Pai(ABA), onde têm a sua herança, e que o mundo não é mais o seu país, nem o seu lugar de descanso,

4. Portanto, é necesssário que eles ponham a sua esperança no céu, e abstenham-se de desejos carnais, que brotam da carne, e não se preocupem com as coisas carnais, que estão nos membros da carne, daí, na versão siríaca, eles são chamados, "os desejos do corpo ":
Eles devem abster-se, pois enquanto os santos estão no corpo, carne, mas a
natureza contaminada pelo pecado, ainda não foi regenerada, e suas concupiscências,
mas elas não devem ser toleradas, mas para ser negadas e crucificadas, pois já foram crucificadas juntamente com Cristo (Rm 6.6)
sendo, portanto inadequadas para o caráter de peregrinos e forasteiros,
lembrem-se que estas coisas fazem guerra contra a alma; (Rm 7:23 Tg 4:1)
que são os inimigos da paz espiritual,
do conforto e bem-estar da alma,

Conclusão: estes são os piores inimigos que o regenerado ainda tem, e devem ser tratados como tal, deve ser evitados, vigiados pois embora não possam destruir a alma dos fiéis, podem trazer fraqueza espiritual, e muito sofrimento e estragar-lhes a alegria interior, e o prazer espiritual.

Nunca se esqueça que somos peregrinos, e nossa pátria está nos céus….

Douglas Bataglião,03/01/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário