quarta-feira, 29 de junho de 2011

CRISTO É DEUS ACIMA DE TODAS AS COISAS

M. Tapernoux
(Romanos 9:5)

O tema das glórias de Cristo é muito animador, porque desvia nossos pen-samentos de nós mesmos para engajá-los na excelência daquele que, por toda a eternidade, será o único objeto de nosso louvor e adoração. A alegria que a alma deriva de sua contemplação é, portanto, um antegozo do céu. Vemos Jesus, e este olhar nos transforma "de glória em glória na mesma imagem" (Hebreus 2:9, 2 Coríntios 3:18). Para o crente, é um meio poderoso para "ganhar a Cristo" (Filipenses 3:8) e para alcançar a meta proposta de João Batista: "Ele deve crescer e que eu diminua" (João 3.30). "Não eu, mas Cristo vive em mim", disse o apóstolo Paulo (Gálatas 2.20).
Este assunto é tão vasto que só vamos apresentar alguns pensamentos, espero que este estudo nos ajude a crescer no conhecimento de nosso Senhor e Salvador, e para provar a excelência desse conhecimento, “... para em todas as coisas ter a primazia" (Colossenses 1.18).
Quando o Espírito revela a glória de Cristo na Palavra, várias vezes usa a frase "tudo". Estas palavras cada vez fazem ressaltar o esplendor incompará-vel de Sua glória, seja a existência eterna do Filho de Deus, Seu poder criati-vo, sua manifestação na carne, de sua obediência, sua relação com a sua Igreja, ou de Seu Senhorio presente e futuro. Nas manifestações de suas diversas glórias, aparece como o "Cristo que é Deus sobre todos, bendito para sempre" em sua pessoa adorável, como é em si mesmo desde a eternidade, Deus o Filho, agora e para sempre digno de todo o nosso amor e toda nossa adoração. "Tu és digno... O Cordeiro que foi morto é digno "(Apocalipse 5:9-12).
Nós consideramos as suas glórias de três diferentes pontos de vista, como afirmado no passado, no presente, ou futuro. No passado, o que se destaca é o poder do Filho de Deus, no presente brilha sua graça, e no futuro será manifestada sua supremacia.
1) No passado - As passagens que revelam as glórias de Cristo no passado em relação a todas as coisas se referem a duas classes diferentes de fatos: a criação e redenção. A divindade de Cristo brilha em um como em outro, com um brilho incomparável.
Tanto a epístola aos Colossenses, como aos Hebreus insistem no poder criativo de Cristo para demonstrar a sua superioridade absoluta sobre os anjos. Enquanto os anjos são apenas criaturas, "espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação" (Hebreus 1.14), Cristo é o Criador, "o primogênito de toda a criação" (Colossenses 1: 15). "Porque nele foram criadas todas as coisas que estão nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades: tudo foi criado por meio dele e para ele. E ele é antes de todas as coisas" (Colossenses 1.16-17). Em Hebreus 1.2 está escrito em poucas palavras: "Pelo qual também Ele (Deus) fez o universo." O universo como um todo, até mesmo seres invisíveis, foram chamados à existência pelo poder criativo do Filho de Deus, agindo em perfeita harmonia com o Seu Pai (Provérbios 8.27-31, Apocalipse 4.11). "Ele falou, e tudo foi feito, ele ordenou, e tudo" (Salmo 33:9).
Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, mas Ele, Jesus, não só tem o poder criativo, mas também as coisas criadas são sua propriedade. Pela queda de Adão, toda a criação foi colocada sob as conseqüências do pecado e "sujeita à vaidade" (Romanos 8.20). O senhorio de Cristo sobre todas as coisas será mostrado somente depois da execução do juízo, que fará com que todo joelho se dobre diante Dele e toda língua confesse que ele é o Senhor para a glória de Deus Pai (Filipenses 2:10-11).
"Ele é antes de todas as coisas." Esta afirmação da Escritura, enquanto afirma a preexistência de Cristo, realça a sua glória divina como Criador. Para que Ele pudesse criar, era necessário que Ele existisse antes de todas as coisas que criou. Mas mais do que sua pré-existência, ela revela sua existência eterna, atributo exclusivo da Divindade: Antes havia uma coisa, o eterno "eu sou" - "Antes que Abraão existisse, eu sou" (João 8.58). O princípio do evangelho de João revela a existência eterna e poder criativo de Cristo, "a Palavra" divina. "No princípio era o Verbo" (1.1), e, em seguida, no versículo 3: "Todas as coisas foram feitas por intermédio dele e sem ele nada do que foi feito se fez". O apóstolo Paulo escreveu aos Coríntios: "Para nós ... só ... um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas e nós por Ele" (1 Coríntios 8:6), o que significa que Ele é o Criador do mundo, e para nós, é o Criador nosso e nosso Redentor.
No entanto, a glória de Cristo adquiridos no passado pela obra da redenção, excede na medida em que O tem como Criador. De fato, uma palavra foi suficiente para criar mundos e trazer seres à existência, e também para levar a cabo a redenção "Por isso mesmo, convinha que em todas as coisas, se tornasse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote das coisas referentes a Deus e para fazer propiciação pelos pecados do povo" (Hebreus 2.17). Ele teve que se tornar um homem, para sofrer e morrer para salvar os pecadores. O termo "todos" traz a completa identificação de Cristo com o homem e sua submissão voluntária a toda a servidão da condição humana. No entanto, ele nunca abandonou as perfeições morais associadas com a Sua divindade. Glorioso e "Evidentemente grande é o mistério da piedade: Aquele que foi manifestado na carne, foi justificado em Espírito, contemplado por anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, recebido na glória" (1 Timóteo 3:16).
Durante o curso da sua vida na terra, Cristo passou por testes que também os seus estão expostos em um mundo governado por Satanás. Sofreu por causa da maldade e hostilidade dos homens. Ele foi testado na sua capacidade como homem obediente e teve que passar pelas mais terríveis circunstâncias. Então foi "tentado como nós, mas sem pecado" (Hebreus 4.15). Para que possa compadecer-se das nossas fraquezas, como nosso Sumo Sacerdote. Apesar de ser um homem ressuscitado e glorificado, foi um homem em todos os sentidos aqui na terra, mas nunca se esqueceu o que ele encontrou em sua caminhada aqui. Além disso, seu coração está cheio de sentimentos para com os seus, que ainda enfrentam dificuldades, lutas, doenças, tristezas e perigos na estrada.
No final de sua carreira na terra, Cristo ainda teve que enfrentar a cruz e o sofrimento não só dos homens, mas também de Deus que o abandonou quando, carregado com nossos pecados se tornou pecado por nós. Tomou nosso lugar e do julgamento que merecíamos. Para realizar tal trabalho, tinha que ser o homem e Deus. "Porque aprouve a Deus que nele residisse toda a plenitude, e por ele reconciliar todas as coisas, se as coisas na terra ou no céu" (Colossenses 1.19-20). No homem, Cristo, toda a plenitude da Divindade habitava corporalmente (2:9). Em Cristo homem, Deus teve o prazer de reconciliar todas as coisas, tanto as terrestres como as celestes, fazendo por meio Dele, a paz pelo sangue da sua cruz. Toda a criação, manchada pelo pecado, estava separada de Deus para sempre. No entanto, Deus em Sua grande misericórdia, quis reconciliar e restaurar assim a relação eles antes que pecado destruísse tudo. A única base dessa reconciliação é o sangue de Cristo derramado na cruz pelo qual Deus fez a paz. Para os crentes, a reconciliação é um fato consumado, enquanto no que diz respeito às coisas criadas ainda é fato para o futuro. Os cristãos desfrutam seus resultados deste agora: "Agora vos reconciliou no seu corpo carnal pela morte" (Colossenses 1.21-22). Eles foram trazidos para perto de Deus, a quem eles chamam de Pai, eles tem o Espírito de adoção. Eles gozam dos resultados desta relação preciosa, esperando para serem apresentados como: "santos e imaculados e irrepreensíveis diante dele" (v.22), fruto supremo, desta gloriosa reconciliação.
Como todas as coisas, terrenas e celestiais, serão totalmente libertos do poder e da presença do mal apenas no estado eterno, quando Deus criar "novos céus e nova terra, onde habita a justiça" (2 Pedro 3:13) . Então, tudo será purificado por Deus de acordo com o valor total do sacrifício de Cristo. Verdadeiramente, "o Pai ama o Filho e entregou todas as coisas na sua mão" (João 3.35, 13:3), todas as coisas relativas à salvação dos pecadores, para cumprir seu plano de graça e para a execução das suas decisões tempo fixado por Ele.
O próprio Cristo declarou: "Todas as coisas me foram entregues por meu Pai" (Mateus 11.27, Lucas 10:22), e depois de sua ressurreição: "Toda a autoridade foi-me dada no céu e na terra" (Mateus 28 18). Que glória! Mas também é um privilégio para nós, pela fé, antecipar o dia em que a glória de nosso Divino Salvador será revelada em toda sua glória diante dos céus e da terra!
2) No Presente – O poder criativo do Filho de Deus foi expresso através da palavra que trouxe todas as coisas à existência. No entanto, o mesmo poder assegura a continuidade e preservação da ordem que impede que todas as coisas se afundem em confusão.
)
"Nele tudo subsiste... Sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder "(Colossenses 1.17, Hebreus 1:3). Sem ele, toda a criação voltaria para o caos, ela não seria capaz de sobreviver por si só. Este poder divino de Cristo não pode, portanto, deixar de se desdobrar ao longo do universo. Não há evidência que sua atividade tenha diminuído desde a criação de mundos. Mesmo quando ele veio a terra como uma criança, envolto em uma manjedoura, ou quando ele foi pregado na cruz e colocado no sepulcro, continuava a sustentar "todas as coisas por sua palavra poderosa."
Quando ainda estava conosco, mostrou os efeitos desse poder em muitas ocasiões: como quando repreendeu o vento e as ondas e as acalmou (Marcos 4.39, Lucas 8.24), ou quando encheu de peixes as redes dos discípulos (Lucas 5.4-6, João 21.06), ou quando secou a figueira em um instante (Mateus 21:19). O dia virá, em que com a mesma palavra do Seu poder, o Filho o fará "passar" a primeira criação (Apocalipse 21.1) e a substituirá por um novo céu e nova terra, como está declarado no versículo 5: "Eis que faço novas todas as coisas."
Outra glória atual de Cristo vem da supremacia que Deus lhe concedeu sobre todas as coisas, pela Sua humilhação e obediência até à morte na cruz. Esta posição gloriosa é confirmada em muitas passagens da Escritura, incluindo em Efésios 1.20-23: "E (Deus) o fez sentar à sua direita nos lugares celestiais, muito acima de todo poder e autoridade, poder e domínio, e acima de tudo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no próximo, e colocar todas as coisas debaixo de seus pés e lhe deu o cabeça sobre todas as coisas para a igreja que é o Seu corpo, a plenitude d'Aquele que preenche tudo em todos." Na posição que o Pai lhe deu, Cristo não está sozinho, mas a Igreja está associada a Ele para compartilhar toda a glória que Lhe pertence, como homem obediente e vitorioso.
Deus "deu" Cristo para a Igreja que é Seu Corpo. Este dom é a maior prova do amor de Deus para a Igreja, teria algo mais precioso para o Pai do que seu próprio Filho amado? E não é só isso, mas Cristo foi dado à Igreja como "o cabeça sobre todas as coisas" para com Ele formar um só corpo (1 Coríntios 12.12), sendo ela "a plenitude d'Aquele que preenche tudo em todos". Cristo é a cabeça com o qual a Igreja é uma unidade vital no Espírito Santo. É a Ele associada, como "o cabeça sobre todas as coisas." E nela Cristo é exaltado, a Cabeça sobre todas as coisas, e Chefe de seu corpo, que é a Igreja. Essa glória que só a fé pode discernir hoje resplandecerá Dante dos olhos de todo o universo, quando Cristo voltar para reivindicar todos os direitos sobre da sua herança.
3) No futuro – Como vimos anteriormente, a glória de Cristo em relação a "todas as coisas" sobre o domínio universal será concedida por Deus, a Jesus, como resultado de sua humilhação voluntária e sacrifício na cruz. Estes direitos já pertencem a ele, mas serão exercidos somente após a execução do estabelecimento do seu reino, "Deus ... nos falou por seu Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas ... Todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés. Para a submeter todas as coisas, nada deixou que não está sujeito a ele, mas ainda não vemos todas as coisas lhe estejam sujeitas"(Hebreus 1.1-2, 2.8).
O título do herdeiro de todas as coisas que Deus deu ao Filho, envolvendo sua encarnação, morte, ressurreição e glorificação. Na verdade, só depois que Jesus cumprisse a obra da cruz, Deus poderia colocar todas as coisas debaixo de seus pés. Porque assumiu a semelhança de homens e humilhou-se e tornou-se obediente até a morte na cruz, Deus "o exaltou soberanamente e lhe deu um nome acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão no céu e na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor para a glória de Deus Pai "(Filipenses 2.6-11).
Deus, ao Filho disse: "Pede, e eu te darei as nações a sua herança, sua posse os confins da terra" (Salmo 2.8). Cristo foi constituído herdeiro de todas as coisas, que é o universo, que inclui pessoas e coisas, como Filho -"Para a submeter todas as coisas, nada deixou que não está sujeito a isso." Deus revelou a nós e "o mistério da sua vontade de acordo com seu beneplácito, que ele intentou em si mesmo, para unir todas as coisas em Cristo, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão no céu, como que estão na terra"(Efésios 1.9-10). Esta passagem confirma que, quando concluída a sucessão de momentos diferentes e vier "a plenitude dos tempos", Cristo vai governar não só a terra, mas também dominar sobre todas as coisas no céu.
Certamente "ainda não vemos todas as coisas sujeitas a ele", mas no momento em que o Filho tomar posse desse legado glorioso que ainda está por vir, quando Ele vier em Seu reino. Mas agora, pela fé podemos contemplá-Lo à direita de Deus, coroado de glória e honra, e descansar na declaração divina, muitas vezes repetida: "Porque todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés" (1 Coríntios 15.27, Efésios 1.22, Hebreus 2.8).
Quão precioso é o nosso privilégio de contemplar as glórias de Cristo! Esta contemplação fortalece a nossa afeição pelo Amado, anima a nossa comunhão com Ele que enfim nos leva a ficar perto Dele nos lugares celestiais. Nossos corações cheios por esta verdade gloriosa têm um desejo ardente de vê-Lo face a face, para prestar homenagem e adoração sem nenhuma imperfeição. Mas as afeições santas produzidas por esta contemplação também têm efeitos práticos no nosso caminho: um zelo maior no serviço ao Senhor, um testemunho vivo, uma esperança mais realista de sua vinda, a vigilância em relação ao mal e a firmeza no fazer o bem. “Deixe-nos ser concedida a graça de olhar mais e mais a glória de "Cristo que é Deus sobre todos, bendito para sempre", de modo a ser "transformados de glória em glória, na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor "(2 Coríntios 3.18), esperando o dia quando seremos perfeitamente semelhante a Ele!

Nenhum comentário:

Postar um comentário