quarta-feira, 15 de setembro de 2010

O mistério do matrimônio



Figura do Supremo Propósito de Deus(*)
"Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e se unirá a sua mulher, e os dois serão uma só carne. Grande é este mistério; mas eu digo isto com respeito a Cristo e a igreja" (Ef. 5:32).
O que é o matrimônio? É o que todo mundo conhece como tal? Há algo mais profundo, e que o mundo não conhece? O matrimônio é, podemos assim dizer, a metáfora de um mistério. Este mistério –Cristo e a igreja– não foi dado a conhecer aos profetas do Antigo Testamento, embora a sua metáfora –o matrimônio– já tinha sido estabelecido em Gênesis 2:24: "Portanto, deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e se unirá a sua mulher, e serão uma só carne".
O matrimônio é uma metáfora ou uma alegoria do mistério de Cristo e a igreja, e não a revelação plena do mesmo, porque mostra a união de Cristo e a igreja de forma velada, não abertamente. No dia que vermos Cristo unido para sempre com a sua igreja, nos lugares celestiais, celebrando as bodas do Cordeiro, esse dia a metáfora terá uma manifestação completa.
Para conhecer o verdadeiro significado do matrimônio, temos que conhecer Cristo e à igreja. O Senhor aceitou certa distorção quanto ao matrimônio sob o Antigo Pacto, mas não pode aceitá-la sob o Novo. Porque no matrimônio, o marido representa a Cristo, e a esposa à igreja, o qual não se conhecia sob o Antigo Pacto.
Quando os fariseus se aproximaram do Senhor para lhe perguntar sobre o matrimônio, eles tinham em mente os ensinos de Moisés dados em Deuteronômio capítulo 24. No entanto, Ele levou-lhes mais atrás, a Gênesis capítulo 2. "Pela dureza do vosso coração Moisés permitiu-lhes repudiar as suas mulheres; mas no princípio não foi assim" (Mt. 19:8). "No princípio não foi assim". É o parâmetro com que se tem que medir. O que está no princípio mostra o modelo original de Deus, e que expressa o desejo do seu coração. O posterior é o resultado da incapacidade e irresponsabilidade do homem para sustentar aquele modelo. De maneira que temos que ver atentamente como foram as coisas no princípio, para assim conhecer o mistério que encerra o matrimônio.
Quando Deus criou a Adão teve em mente o seu Filho, e quando Deus criou a Eva, como companheira de Adão, teve em mente à igreja. O primeiro é Cristo e a igreja, não Adão e Eva. Não o matrimônio de Adão e Eva, mas de Cristo e a igreja. O matrimônio é uma réplica no tempo daquela união maravilhosa e eterna de Cristo e a igreja.
O mistério de Cristo e a igreja –como todos os que Deus revelou em seu evangelho–, não é revelado a todos os homens, mas somente aos que são da fé: "Ele respondendo-lhes disse: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus; mas a eles não é dado" (Mat. 13:11). Estes mistérios não são entendidos por carne e sangue, mas são entendidos espiritualmente, por revelação do Espírito Santo.
Fonte: www.aguasvivas.ws
(*) e sublinhados – grifo meu, Douglas Bataglião

2 comentários:

  1. Parabéns Pastor Douglas dá uma olhada também no meu Blog
    http://caminhandoemsantidade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Palavra edificante ontem a noite meu pastor.
    Deus continue te abençoando.
    Tenha uma boa semana.
    Graça e Paz

    ResponderExcluir