segunda-feira, 26 de julho de 2010

A IGREJA, O CORPO DE CRISTO


A partir deste domingo, estaremos estudando a Epístola aos Efésios, na EBD e compartilhando nos cultos dominicais sobre o Propósito Eterno de Deus e a Igreja, o corpo de Jesus Cristo. Veja o que declara o irmão Stephen Kaung, em seu livro “Visão Celestial” – “Agora temos a visão plena revelada a nós na Palavra de Deus. Hoje, não é uma questão de quão plena é essa visão, é uma questão de quanto a vimos. A visão está aí, mas quanto vimos dela?... O que é essa visão? Se quisermos colocá-la em palavras bem completas, essa visão não são apenas palavras, essa visão celestial não é outra senão Cristo e Sua Igreja. Não importa que tipo de visão você veja, que tipo de ambição ou sonho você tenha, em essência, a visão celestial é Cristo e Sua Igreja”.

Temos aprendido, nestes últimos dias que toda a Bíblia fala da visão celestial, e que desde Gênesis até o Apocalípse, a visão é uma só. Entretanto temos entre as cartas do apóstolo Paulo, duas que foram escritas durante o tempo de sua prisão, provavelmente em Roma, as quais desvendam com mais clareza o “mistério” que esteve em sombras (Ef 3.4-5) durante todo o Velho Testamento, e parcialmente revelado nos Evangelhos. Estas duas cartas são Colossenses e Efésios.
Talvez, Colossenses seja o livro mais centralizado em Cristo da Bíblia, nele Paulo enfatiza a primazia da pessoa de Cristo e a salvação completa que Ele traz. Nessa Carta o apóstolo enfatiza A Cabeça, Cristo, sua pessoa, sua glória, seus atributos(Cl 1.13-20). Mas a Carta aos Efésios, que estaremos estudando, a partir deste mês, pode ser rotulada como a epístola que retrata a “igreja de Cristo”, ela enfatiza o Seu Corpo. Ela é dirigida a um grupo de crentes que tem riquezas sem medidas em Jesus Cristo, mas vivem como mendigos, porque são ignorantes a respeito de sua riqueza. Será que não estamos no mesmo estado que aqueles crentes de Éfeso?
Queridos irmãos e irmãs, a igreja é a noiva do Senhor - “O que tem a noiva é o noivo” (Jo 3.29), mas o Senhor não irá celebrar suas bodas, seu casamento, com uma igreja imatura, adolescente, mas Ele irá se casar com uma noiva amadurecida, adulta, responsável, que sabe que é, e que conhece quem é o seu noivo “Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo.”(Ap 21:2). Na Carta aos Efésios esta realidade da maturidade da igreja é revelado nos versos – “Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como meninos,…” (Ef 4.13,14a). Podemos também ver esta verdade quando Paulo fala do casamento, que é uma metáfora das bodas de Cristo e a igreja – “Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja” (Ef 5.32).

Um comentário:

  1. Graça e paz, estive em vosso blog e gostei imenso dos artigos no qual já li e aproveitei para me colocar como um seguidor. Que Deus continue lhe abençoando, que este meio de comunicaçao seja em vossa vida uma fonte de palavras, afim de alcançar aqueles que necessitam, aproveito a oportunidade para deixar meu convite para visitar meu blog, e no momento oportuno fazer parte dele, que será para mim uma grande alegria em te-lo como seguidor e poder aprender com os comentários que poderá deixar, que a graça de nossso Deus esteja convosco. http://pastormarcojacoe.blogspot.com/

    ResponderExcluir