sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

NOSSA UNIÃO COM CRISTO

UNIÃO COM CRISTO

“Disse, porém, Boaz: No dia em que tomares a terra da mão de Noemi, também a tomarás da mão de Rute, a moabita, já viúva, para suscitar o nome do esposo falecido sobbre a herança dele. Então, disse o resgatador: Para mim nã poderei resgatar, para que não prejudique a minha.”
“… e também tomou por mulher Rute , amoabita, que foi esposa de Malom, para suscitar o nome deste sobre a sua herança, para que este nome não seja exterminado dentre seus irmãos e da porta da sua cidade; disto, hoje, sois testemunhas” (RUTE 4.5,6; 10)

Rute 4 fala de casamento, união, isso implica em herança, herdar.

Herança é um conceito muito importante na Palavra de Deus. Esta palavra aparece três vezes na narrativa de Rute. No Antigo Testamento esta palavra é muito recorrente.

Em Números, na terra de Moabe, houve 2 ressenceamentos:
• o primeiro contou a primeira geração(Nm 1; 2.32-34), que morreu toda no deserto

• antes do povo entrar em Canaã, foi feito um 2º ressenceamento(Nm 26), fala da segunda geração, que foi trazida do deserto e iria entrar na terra prometida e possuí-la, terra que mana leite e mel.

A terra prometida representava as insondáveis riquezas de Cristo, a plenitude de vida.

Herança tem duas conotações na Velha Aliança:
• entre o Pentateuco e livros de históricos(Rute a 2Cr) – herança refere-se à teraa de Canaã, terra prometida. Ao entrar nela, aquela se tornou a sua herança
• na 2ª parte do livro de Salmos em diante a palavra herança já se refere ao povo de Israel como herança de Deus.

Deus deu aquela terra como herança apenas como um meio para alcançar um fim, desfrutar daquela terra e dizer “Deus é minha herança, esta terra é minha herança” (Sl 16.5-6; 73.26; Is 19.5; Jr 2.7; 12.7-9,14,18; 50.11)

Esta é apenas a metade da história. No Novo Testamento a mesma coisa acontece.

Cristo – a nossa herança – “…nele digo, no qual fomos também feitos herança…” (Ef 1.11). Esse texto fala que obtivemos uma herança.

Cristo é a nossa herança, Deus em Cristo é a nossa herança. 1 Coríntios 3:21-23 - “Portanto, ninguém se glorie nos homens; porque tudo é vosso: seja Paulo, seja Apolo, seja Cefas, seja o mundo, seja a vida, seja a morte, sejam as coisas presentes, sejam as futuras, tudo é vosso, e vós, de Cristo, e Cristo, de Deus.”

Na Nova Aliança a terra prometida, Canaã, tipifica uma pessoa, Jesus Cristo. Porque Ele próprio é a nossa herança. A Bíblia constantemente nos afirma que Jesus Cristo é nossa herança (Ef 1.14,18; Cl 1.12; Hb 9.15; 11.8; 1Pe 1.4; 3.9)

Cristo é nossa herança (Ef 1.18). Estamos unidos a Cristo, desfrutamos dEle como nossa herança, porém Deus tem sua herança nos santos.
Douglas Bataglião, 02/12/200
(Baseado estudo de Cristian Chen)

Nenhum comentário:

Postar um comentário