quinta-feira, 31 de maio de 2012
Como desenvolver uma mente cristã - John W. Stott
"Não seja como o cavalo ou uma mula, sem entendimento" (Sl 32,9), em outras palavras, "Não espere me a guiá-los na maneira que você guiar os cavalos ou mulas, porque você não é um ou o outro. Tem entendimento. " Eram duas mulheres conversando no supermercado e disse ao outro: "O que está errado com você? Você parece muito preocupado. " "Eu sou, eu sou preocupado com a situação no mundo", respondeu o amigo. "Você tem que levar as coisas filosoficamente e parar de pensar", respondeu a primeira mulher.
Esta ideia curiosa que, para ser mais necessidade filosófica de parar de pensar. No entanto, estas duas mulheres estavam refletindo o pensamento de hoje. O mundo moderno, deu à luz gêmeos terríveis: um é chamado de falta de inteligência ea falta de outro significado. Em contraste com esta tendência, vemos que a Escritura diz: "Irmãos, não ser crianças no modo de pensar, mas na malícia, ó filhos, mas maduro na maneira de pensar" (1 Cor. 14:20). Note que Paulo proíbe um lado, eles são crianças, e outros comandos que eles sejam, mas em áreas diferentes. Em relação à malícia, disse ser inocente como as crianças, mas em suas mentes tem que ser maduro.
A importância da mente
O uso adequado da nossa mente produz três benefícios. Primeiro, glorificar nosso Criador. Ser racional o nosso Deus Criador que nos fez seres racionais à sua imagem e semelhança, e ter dado a natureza ea revelação na Bíblia racionalmente espera que usemos nossas mentes para estudar a sua revelação. Ao estudar o universo e ler as Escrituras estão pensando os pensamentos de Deus como ele quer. Portanto, o uso adequado de nossas mentes glorificar nosso Criador.
Em segundo lugar, enriquece a nossa vida cristã. Eu não estou falando de educação, cultura e arte que enriquecem a qualidade da nossa vida humana, eu estou falando sobre o nosso discipulado cristão. Nenhuma área do discipulado é possível sem o uso de nossa mente. O louvor é amar a Deus com todo o nosso ser, até mesmo nossas mentes. Fé é confiança razoável e outro exemplo de como Deus nos guia.
Em terceiro lugar, reforça o nosso testemunho evangélico. Muitas vezes nos perguntamos: Por que alguns não aceitam a Jesus Cristo? Nós poderíamos dar muitas razões, mas sobre o qual não pensamos o suficiente: eles percebem que o nosso evangelho é trivial, não parece suficientemente amplo para se relacionar com a vida real. Temos que lembrar que os apóstolos evangelizados, como as pessoas fundamentado, e com base nas Escrituras muitos foram persuadidos. Na verdade, Paulo descreve o seu ministério dizendo: "Portanto, conhecendo o temor do Senhor, procuramos persuadir os homens" (2 Cor 5,11). Usando argumentos em nossa evangelização não é incompatível com a fé na obra do Espírito. O Espírito Santo não faz as pessoas vêm para Jesus Cristo, apesar das evidências, mas também atrai as pessoas para Cristo através deles, quando abriu as suas mentes para levá-los em conta. Paulo colocou sua confiança no poder do Espírito Santo, mas de maneira nenhuma deixou de pensar e argumentar. O anti-intelectualismo é uma insultos negativas e destrutivas nosso Criador, nossa vida cristã empobrece e enfraquece o nosso testemunho, o uso adequado da mente de Deus glorifica, enriquece e reforça o nosso testemunho no mundo.
A mente cristã
Começamos por definir o termo. Primeiro, é a mente de um cristão. Nossa mente tem sido manchada pela queda, também as nossas emoções, nossa vontade, nossa sexualidade. Mas quando vamos a Jesus Cristo a nossa mente começa a ser renovada. O Espírito Santo abre nossas mentes para ver as coisas nunca vistas antes. Portanto, a mente cristã é uma mente que está pensando apenas em questões religiosas, mas uma mente que está pensando se as coisas ainda mais seculares, mas a partir de uma perspectiva cristã! A mente cristã busca a vontade de Deus em casa e no trabalho em nossa comunidade, na ética social e política. A mente cristã é uma maneira de pensar, é um modo cristão de olhar para todas as coisas, a sua perspectiva cristã foi renovada pelo Espírito Santo. É uma mente bíblica, porque é moldado por pressupostos bíblicos.
As fundações do pensamento cristão
1) A realidade de Deus
A mente cristã reconhece a Deus como a realidade última, dentro e além de todos os fenômenos. A realidade do Deus vivo eo fato de que a Bíblia se concentra em Deus é essencial para a mente humana. A Bíblia é um livro feito por Deus sobre Si mesmo. Poderíamos até dizer que é a autobiografia de Deus. Deus se revela através das Escrituras. Descrito como Criador e Senhor, como Redentor, padre e juiz. Portanto, a mente cristã é uma mente focada em Deus.
Deixe-me agora considerar duas implicações dessa verdade. Em primeiro lugar o significado de sabedoria. Sabedoria é um tema importante na Bíblia. Acho que todo mundo gostaria de ter a reputação de ser sábia. O Antigo Testamento contém, além da lei e os profetas, terceira seção chamada literatura de sabedoria que consiste em cinco livros: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão. O Rei Davi eo Rei Salomão viveu muitos e muitos anos, com muitas, muitas concubinas e muitas, muitas esposas, mas quando chegaram a velhice, com muitos arrependimentos, o rei Salomão escreveu os Provérbios e Salmos do rei Davi. Estes cinco livros de sabedoria abrange os seguintes tópicos: O que significa ser um ser humano? Como é que o sofrimento mal, eo amor fazem parte da nossa humanidade? Eclesiastes, por exemplo, é bem conhecido por seu refrão pessimista: ". Sem sentido, sem sentido, tudo é sem sentido" "Vaidade das vaidades, tudo é vaidade" (1:2), ou Este livro demonstra o absurdo da vida sem Deus. É a falta de sentido da vida humana, portanto, ignora a realidade de Deus. Se a vida é reduzida a um pequeno período de 70 anos, com todo o sofrimento e injustiça que é obtido, e se por tudo termina da mesma forma, em seguida, "sem sentido, sem sentido, tudo é vaidade." Só Deus pode dar sentido à vida. Ele pode converter a loucura humana em sabedoria. Sem Deus, não é apenas tolice e futilidade. Essa é a tragédia do vazio espiritual do mundo hoje e, portanto, a rejeição do secularismo pela mente cristã. O secularismo nega a realidade de Deus e, portanto, destrói a humanidade real. Não só destrona Deus, mas também reduz o potencial de o ser humano é menos do que o seu potencial. O homem sem Deus não é mais humano.
A segunda implicação da realidade de Deus é a preeminência da humanidade. A mente cristã é uma mente focada em Deus e, portanto, também uma mente humilde, devido ao caráter teocêntrico da Bíblia. Segundo a Bíblia, nada é tão vulgar como o orgulho, e nada tão atraente e belo como a humildade que nos faz curvar diante do Deus vivo e lembrar que Deus é Deus.
A história de Nabucodonosor (Daniel 3-5) é uma grande advertência para nós. Andar no palácio real da Babilônia e falou para si mesmo: "Não é esta a grande Babilônia que eu construí com o meu poder ea glória da minha majestade" Aviso que ele pediu para si o poder, o reino, o glória, a antítese da doxologia, e não surpreendentemente, uma vez que estas palavras saíram de seus lábios, o juízo de Deus caiu sobre ele. Ele foi privado de seu reino e jogado para fora do palácio. Ele viveu com os animais e comeu com eles. Seu cabelo cresceu como penas de águia e suas unhas como garras de aves. Em outras palavras, ficou louco, e só quando ele reconheceu que o Deus Altíssimo governou os reinos humanos, e levantou os olhos em humilde adoração diante de Deus, ele restaurou a sua razão e seu reino. A moral é: aqueles que andam na soberba, Deus humilha. Orgulho e loucura andam de mãos dadas, e também a humildade e da razão.
Em nenhum momento atinge a mente para mente cristã forte secular nessa insistência sobre a humildade. Os despreza mente secular a humildade, não as grandes religiões recomendá-lo, e nossa cultura é dominada mais do que pensávamos na filosofia do poder de Nietzsche, que escreveu sobre o surgimento do que ele considerava uma raça que teve a coragem de dominar , foi duro, corajoso. Assim, seu ideal era Superman, enquanto o ideal de Jesus é o filho, e não há possibilidade de compromisso entre estes dois ideais. Nós temos que escolher.
A realidade de Deus dá a mente cristã a sua perspectiva em primeira e essencial. A mente cristã se nega a honrar qualquer desonra a Deus. Aprenda a avaliar tudo com base nesta abordagem: dar glória a Deus, ou fazendo a glória de Deus. Esta é a opção, e explica por que a sabedoria é o temor de Deus e porque a humildade é a maior virtude.
2) O paradoxo do humano
Como diz a Bíblia à sua própria pergunta? Que é o homem? O que significa ser um homem? Mostrar por um lado, que os seres humanos têm uma dignidade única, como uma criatura feita à imagem de Deus, mas por outro lado, ensina que o homem também tem uma depravação única como um pecador que é culpado diante de Deus. Sua dignidade nos dá esperança, mas a sua depravação define limites para as nossas expectativas. Então temos que manter os dois juntos, e é aí que encontramos crítica cristã muitos de filosofia política moderna. Ou é muito ingênuo otimismo sobre os seres humanos, ou muito negativo em seu pessimismo. A Bíblia, sozinha, detém o equilíbrio.
Primeiro vamos nos referir ao otimismo dos humanistas. É verdade que se referem ao homem como nada mais do que o resultado de um processo cego da evolução, mas, no entanto, têm uma enorme confiança no potencial de evolução que os seres humanos têm. Eles acreditam que o homem será capaz de ter a sua história em suas mãos e fazer a si mesmo e sua própria evolução. Isto é muito otimista e não considera torcida egoísmo.
Em segundo lugar, os existencialistas, que tendem a ir para o extremo oposto, são pessoas cheias de pessimismo e até mesmo desespero, porque eles dizem que não há Deus, nenhum valor. Nada faz sentido. Tudo é absurdo. Esta conclusão é lógica, se negam a existência de Deus. O escritor americano Mark Twain, que era um humorista pessimista disse: "Se você pudesse fazer um cruzamento entre um gato e um homem, você melhoraria empeorarías homem eo gato". Este pessimismo não leva em conta o amor, a beleza, a beleza, o heroísmo eo auto-sacrifício que marcaram a história da humanidade. Devemos evitar dois extremos: o otimista eo pessimista.
A terceira opção é o realismo bíblico. De acordo com o homem Bíblia é um paradoxo estranho e surpreendente: ele é capaz de mais alta nobreza, mas também as mais baixas crueldades. Você pode agir como Deus, em cuja imagem foi feita, mas também podem se comportar como bestas de que tinham de ser diferente. O homem pode pensar, escolher, criar, amar, adorar, mas também pode cobiçar, brigar, odiar e matar. O homem que inventou os hospitais que cuidam de doentes, nas universidades onde o conhecimento é adquirido e as igrejas onde se louvar a Deus, mas também inventou as câmaras de tortura, campos de concentração e bombas de hidrogênio. A mente cristã lembra o paradoxo do ser humano. Estamos nobre, mas ignóbil, mas os insensatos sábio, racional e irracional, moral e imoral ao mesmo tempo, e que cada um de nós sabe.
Vamos aplicar esse paradoxo dos seres humanos de uma série de situações. Primeiro vamos ver a questão da auto-estima. Nós todos sabemos a importância da saúde mental, de saber quem somos. Algumas pessoas têm uma visão muito exagerada sobre a sua importância, são pessoas orgulhosas. Mas outros têm muito baixa auto-imagem, eles acreditam que são inúteis, têm complexos de inferioridade, muitas vezes incapacitantes são acentuadas por causa de certos ensinamentos cristãos, e nunca ver a dignidade de um ser humano criado à imagem de Deus.
A imagem de nós mesmos vem do fato de que somos criados à imagem de Deus.
No entanto, o ser humano é também um produto da queda, e é por isso que Jesus nos chama tanto a negação ea afirmação de nós mesmos. O que somos é devido em parte à criação e, em parte, à queda. Há coisas que eu negar e repudiar, mas tudo que eu sou para a criação e até mesmo para a redenção em Cristo não nega, mas o que eu digo. Isto pressupõe um entendimento da doutrina bíblica do homem.
Agora, para o processo democrático. Nós todos sabemos que a democracia tem como objetivo ser um governo do povo e para o povo, e qualquer que seja a nossa persuasão política, a maioria dos cristãos apreciá-lo, eles querem estar do lado da democracia, porque é a forma mais segura governo já inventado e reflete o paradoxo do ser humano. Leve a sério a criação, a dignidade dos seres humanos, e que se recusa governar sem o seu consentimento. Ele dá aos humanos participação na tomada de decisões. Ele trata os seres humanos como adultos responsáveis. Por outro lado, a democracia também tem em conta a queda, porque se recusa a concentrar o poder nas mãos de poucos. Democracia se espalha poder e, portanto, protege os seres humanos a partir de si mesmos e sua loucura. Esta é a maneira Reinhold Niebuhr resumiu: "A capacidade do homem para a justiça torna a democracia possível, mas a tendência do homem para a injustiça torna-se necessário".
Concluo, referindo-se ao progresso social. Poderia ter progresso social no mundo de hoje? O mundo pode ser um lugar melhor? Algumas pessoas têm uma enorme confiança na ação social. Criar um sonho utópico e esquecer o egoísmo do homem incorrigível. Outros vão ao extremo oposto, são tão pessimistas dizem que é impossível mudar a sociedade e não vale a pena tentar, mas eles se esquecem que os seres humanos ainda conservam algo da imagem de Deus e que mesmo aqueles que não são regenerados podem ter uma visão de uma sociedade justa, pacífica. Quase todo ser humano regenerado ou não regenerado, prefere a paz à guerra, a opressão, justiça e ordem ao caos. Assim, para alguns progressos medida social é possível. Eu acho que ele tem um grau de estado de equilíbrio o seguinte: "É impossível melhorar a sociedade, mas é perfeitamente possível para melhorá-lo."
Paulo recorda-nos ver como o paradoxo do ser humano: "Porque eles mesmos declarar sobre nós qual a entrada que tivemos, e como se voltaram para Deus dos ídolos para servir o Deus vivo e verdadeiro, e esperar dos céus a seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, Jesus, que nos livra da ira vindoura "(1 Ts. 1:9-10). Por um lado, o homem deve se voltar para Deus e servir ao próximo e, conseqüentemente será assistida na presença e poder de Deus para mudar e melhorar o seu mundo. Mas por outro lado, deixará de aperfeiçoar o vosso mundo, porque a maldade humana continue a operar e ser julgado e eliminado pelo Senhor Jesus Cristo na sua vinda. Então, nós servirmos ao Deus vivo, fazendo boas obras e tentar mudar e melhorar a sociedade, enquanto esperamos pela perfeição eo julgamento final vai trazer Jesus Cristo na sua vinda.
Em suma, devemos nos lembrar de nossa vocação de cristãos a 'dupla escuta. " Ou seja, a mente cristã será receptivo à revelação de Deus para ter uma visão realista da vida e teocêntrica, e estar atento para o mundo a tomarem medidas concretas na história, fazendo o mal de bem e de luta. A mente cristã não está preocupado apenas com Deus, sem reconhecer e engajar-se em realidade humana, não é escapista. A mente cristã não é fixada apenas no mundo dos humanos, ou tentar interpretar e mudar a partir de uma perspectiva puramente humana e recursos. Não é nem otimista nem pessimista infundada esperança. A mente cristã tem que ouvir a Deus e ao mundo ao seu redor.
Esta tarefa de formação de uma mente cristã escuta de Deus e do mundo não é o trabalho dos cristãos sozinho. É mais uma tarefa que exige uma comunidade cristã como um todo. A Igreja deve ser, na prática, uma "comunidade hermenêutica." Parte da tarefa da Igreja é ouvir a Palavra de Deus juntos para descobrir a mente de Deus, ea realidade atual para entender o que está acontecendo. É neste "duplo-escuta" da Palavra e do mundo, e na companhia e interação com outros membros da Igreja de Deus, que está desenvolvendo uma mente cristã. Que Deus nos conceda a graça de se esforçar para pensar como cristãos.
Extraído da revista ANDAIMES, Volume III, 1996 (pós-modernismo, uma perspectiva cristã).
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